magauxa

sexta-feira, dezembro 22, 2006

dias de doces...

…chegou a altura das viagens por estes dias vinha a família uns a uma hora uns num dia outro noutro. A balbúrdia era muita na chegada de cada um, o avô nervoso com os bolos da mesa e com o presépio, a avó com os comeres dos dias que se seguem. Não podia falhar nada ali.
A família era numerosa alguns vinham de longe os carros cheios, digamos mesmo que vinham tipo sardinhas enlatadas. Era uma animação…
No dia 23 os meninos estavam cada um por sua conta, por isso aproveitávamos dávamos sempre uma grande volta ao bairro os meninos como é lógico so queriam jogar bola, tínhamos um pavilhão grande perto de casa da avó para onde íamos uns andar de patins outros jogar a bola ate nos cansarmos.
No dia 24 ai sim era mais agitação o avô era muito religioso então seguíamos a tradição as prendas só depois da missa do galo, mas o problema era mesmo ir a missa. Estar ali uma hora ouvir o padre para chegar ao fim e ficar-se a saber o mesmo então o avô usava uma técnica para saber se tínhamos ido era perguntar de que cor ia o padre vestido, então lá íamos nos espreitar a cor e vadiar ate a meia noite. Enquanto vadiávamos ops…enquanto estávamos na missa; alguém punha os presentes á porta de casa (engraçadinhos…). Chegava-se então o esperado momento OS PRESENTESSSS.
Claro estão a ver os nervos a ânsia e por ai fora do que passávamos ate que acabava o dia e vinha o outro dia. Dia 25 já todos cansados mais calmos por um lado e mais nervosos por outro, mais calmos porque a ânsia já tinha passado e mais nervosos por causa das coisinhas novas.
Ate que tudo passava e vinha mais outro ano e outro ate que…Tudo acabou aqui os mais velhos partem, os que mais entusiasmavam, os que fazem as surpresas, os reis da festa abalam.
Por isso admito gostei muito do Natal, embora não gostasse de ir ao musgo de fazer a arvore mas agora … COMO NÃO TENHO QUEM ME INCENTIVE NÃO FAÇO NADA . Não vou ensinar aos meus filhos nada destas coisas pois, assim um dia eles darão valor ao natal como eu dou agora e assim não sofrem tanto.
O espírito Natalício vai acabando…

2 Comentários:

Enviar um comentário

<< Página inicial